quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso

Dissertações de mestrado

2014

BIZARRO, Atila Cristiano. A atuação do educador no programa mais educação em uma  escola pública estuadal do Rio Grande do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Gelsa Knijnik.

2013

AQUINO, Crisvânia de Castro. Disciplinas de Educação Matemática em Cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo sobre enunciações de licenciandos do Instituto Federal do Piauí (UFPI). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Gelsa Knijnik.



TEIXEIRA, Telma. Enunciações de licenciandos de matemática sobre sua formação docente: um estudo com estudantes do Instituto Federal do Piauí. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Gelsa Knijnik.


2012

SCHREIBER, Juliana Menegalli. Jogos de linguagem e educação matemática em Curso de Tecnologia em Gestão. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, capes. Orientador: Gelsa Knijnik.

JUNGES, Débora. Família, escola e educação matemática: um estudo em localidade de colonização alemã do Vale do Rio dos Sinos (RS). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, capes. Orientador: Gelsa Knijnik.


2011

OLIVEIRA, Sabrina. Matemáticas das formas de vida de agricultores de Santo Antonio da Patrulha-RS. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, capes. Orientador: Gelsa Knijnik.

GALIZA, Edmar. A escola em cena: jogos dramáticos nas aulas de teatro. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.


2009

BOCASANTA, Daiane Martins. A gente não quer só comida: Processos educativos, crianças catadoras e sociedade de consumidores. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, SANTANDER. Orientador: Gelsa Knijnik.

PIRES, Carla. A disciplina de Matemática na Escola Presidente Getulio Vargas: um estudo de narrativas de professores. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.

GUIMARÃES, Joelma. Matemática escolar, raciocínio lógico e a constituição do bom aluno em matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, SANTANDER. Orientador: Gelsa Knijnik.

WINSCH, Mara Adelaide Lemos. Professoras das series iniciais falam sobre criancas que ocupam posição de ser/estar gordas. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.


2008

DA SILVA, Fabiana Boff. Problematizando o enunciado 'A(prender) matemática é difícil'. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gelsa Knijnik.


2006

CASTRO, Luis Roberto Cezar de. Narrativas sobre a educação matemática de jovens e adultos: um estudo etnomatemático. 2006. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.

LEITES, Carmen Becker. Etnomatemática e currículo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos da 5a série. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.

MEDEIROS, Nádia Jorge. Narrativas sobre a tradição gaúcha e a confeccção de bombachas: um estudo etnomatemático. 2005. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.

MELLO, Rosalia. É falta de oportunidade pela cor: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas numa experiência pedagógica. 2006. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.
2005

SANTOS, Marilene. Práticas sociais produtivas e unidades de medidas em assentamentos do nordeste sergipano. 2005. 300 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação Ford. Orientador: Gelsa Knijnik.


2003

DUARTE, Claudia Glavam. Etnomatemática, Currículo e Práticas Sociais do Mundo da Construção Civil. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gelsa Knijnik.

MAESTRI, Rosane da Silva. Etnomatemática e a calculadora em um assentamento do Movimento Sem Terra. 2003. 120 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.


2001

GIONGO, Ieda Maria. Educação e produção do calçado em tempos de globalização: um estudo etnomatemático. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.

SCHMITZ, Carmen Cecilia. Caracterizando a matemática escolar: um estudo a escola do Bom Fim. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.

WANDERER, Fernanda. Educação de jovens e adultos e produtos da mídia: possibilidades de um processo pedagógico etnomatemático. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.


2000

DE OLIVEIRA, Helena Dória Lucas. Atividades Produtivas do Campo, Etnomatemática e a Educação do Movimento Sem Terra. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.

HALMENSCHLAGER, Vera Lúcia da Silva. Etnia, raça e desigualdade educacional: uma abordagem etnomatemática no ensino médio noturno. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.


1999

DE OLIVEIRA, Dulce Maria. Entre Um Chão de Contradições e Um Chão de Sonhos: Operários e Professores Em Construção. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.


1998

DE OLIVEIRA, Cláudio José. Matemática Escolar e Práticas Sociais No Cotidiano da Vila Fátima: Um Estudo Etnomatemático. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gelsa Knijnik.



Teses de doutorado

2015

NEVES, João Candido Moraes. O enunciado "Os alunos não aprendem matemática por falta de base". 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Gelsa Knijnik.

SCHEFFER, Maria Cristina. Na periferia das periferias: o não-lugar escolar e a pedagogia do destino. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gelsa Knijnik.

2014

PINHEIRO, Josaine. Estudantes forjados nas arcadas do Colégio Militar de Porto Alegre CMPA: novos talentos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Gelsa Knijnik.


BAVARESCO, Delair. Política de formação de professores nos Institutos Federais e a licenciatura em matemática do IFRS-Câmpus Bento Gonçalves. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Gelsa Knijnik.

2013



BOCASANTA, Daiane. Dispositivo da Tecnocientificidade: A Iniciação Científica ao Alcance de Todos. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Gelsa Knijnik.


2012

QUARTIERI, Marli. A modelagem matemática na Escola Básica: a mobilização do interesse do aluno e o privilegiamento da matemática escolar. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gelsa Knijnik.

VARGAS, Paulo Roberto Ribeiro. Um estudo sobre educação financeira e instituição escolar. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa Miltom Valente. Orientador: Gelsa Knijnik.


2010

BREDEMEIER, Maria Luisa Lenard. O português como segunda língua nas escolas da imigração alemã: um estudo do jornal da Associação de Professores Teuto-Brasileiros Católicos do Rio Grande do Sul (1900-1939). 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.


2009

DUARTE, Claudia Glavam. A realidade nas tramas discursivas da Educação Matemática Escolar. 2009. 0 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.


2008

GIONGO, Ieda Maria. Disciplinamento e resistência dos corpos e dos saberes: um estudo sobre a educação matemática da Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.

VARGAS, Paulo. Educação Financeira: dos espaços privados para a instituição escolar. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa Miltom Valente. Orientador: Gelsa Knijnik.


2007

WANDERER, Fernanda. Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã do Rio Grande do Sul. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Gelsa Knijnik.


Trabalhos de conclusão de curso de graduação

2014

1.    SCHUSTER, Paula Etiele. Educação matemática em escola multisseriada o município de Sapiranga (RS): Um estudo etnomatemático. 2014. Curso (Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.Orientador: Gelsa Knijnik.

2009

VARGAS, Tiago. A matemática como um mecanismo de exclusão: um estudo sobre as posições ocupadas pelos sujeitos negros no contexto escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Gelsa Knijnik.

SCHREIBER, Juliana Menegalli. Narrativas docentes sobre educação matemática: um estudo etnomatemático. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gelsa Knijnik.


2008

SCHUCK, Maricela. Um estudo sobre a escola rural da comunidade Picada Verão: currículo escolar e educação matemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Gelsa Knijnik.


2006

DE SOUZA, Renata Crislaine Schu. Narrativas sobre a educação matemática de jovens e adultos camponeses de um assentamento do Movimento Sem Terra. 2006. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gelsa Knijnik.

PINGAS, Maria Rosenilda. Educação Matemática no cotidiano da Escola Itinerante Olga Benário do Assentamento Celso Furtado e a relação com a cultura camponesa Sem Terra. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Orientador: Gelsa Knijnik.

SCHAFER, Leonir Antonio. Educação Matemática e o trabalho agroindustrial do Assentamento 18 de Maio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Orientador: Gelsa Knijnik.


2000

DOS SANTOS, Evelyn Silva. Aprendendo com a Pedagogia do Movimento Sem Terra. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Gelsa Knijnik.



GIULIANO, Vivian Nakata. Evasão Escolar e Educação Matemática: Um estudo sobre os camelôs do centro de Porto Alegre. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Gelsa Knijnik.

MORAES, Carmem Jackeline de Souza. Calculadora e Cálculo Mental:Uma Experiência Pedagógica na 4ª Série do Ensino Fundamental. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Gelsa Knijnik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário