GIPEMS/UNISINOS
Coordenadora
Pesquisadores Doutores
- Fernanda Wanderer – Licenciada em Matemática (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre (2001) e Doutora (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, integrando a Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, educação matemática, etnomatemática, cultura e práticas pedagógicas. http://lattes.cnpq.br/9250845249062534
- Ieda Maria Giongo – Licenciada em Matemática (1991) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Possui Especialização em Ensino de Matemática (1995) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado (2001) e Doutorado (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora titular do Centro Universitário Univates de Lajeado, RS, vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Também atua, como docente permanente, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino da Instituição, coordenando este último. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nos seguintes temas: Educação Matemática na Escola Básica e Ensino Superior, Etnomatemática. http://lattes.cnpq.br/2757706066808127
- Marli Teresinha Quartieri – Possui graduação em Ciências – Licenciatura de 1º Grau (1987) e Graduação em Matemática – Licenciatura Plena (1989) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Alto Taquari; Especialização em Educação Matemática (1998) pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Mestrado em Matemática Aplicada (2004) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES, lecionando para diferentes cursos de graduação. Também atua, como docente permanente, no Mestrado em Ensino da Instituição e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas coordenando este último. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, modelagem matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática. http://lattes.cnpq.br/0483754754945290
- Josaine de Moura Pinheiro – Graduada em Matemática (1995), pela Universidade Federal de Santa
Maria, Mestre em Matemática Aplicada (1998) pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul e Doutora (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora da Universidade do Vale
do Rio dos Sinos, onde leciona em cursos de graduação e no curso de
Especialização em Educação, bem como professora do quadro permanente do Colégio
Militar de Porto Alegre. Seu
interesse investigativo tem como foco questões da constituição de sujeitos, em
sua relação com a educação. http://lattes.cnpq.br/5150404922573274
Doutorandos
- Neila de Toledo e Toledo – Graduada em Ciências/Matemática pela Universidade de Cruz Alta (2000), Mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007) e Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professora efetiva do quadro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Sertão(RS), desde 2010, atuando nos cursos superiores e no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo e prática pedagógicas. http://lattes.cnpq.br/0415281961084928
- Débora de Lima Velho Junges – Possui graduação em Licenciatura em Matemática
pela (2010) pela Universidade do Vale do
Rio dos Sinos, Mestrado (2013) e é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora de
matemática em escolas vinculadas à Prefeitura Municipal de Igrejinha e à
Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Interessada principalmente nos
seguintes temas: educação matemática e práticas pedagógicas. http://lattes.cnpq.br/4426876489237686
- Giovana Alexandra Stevanato -
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra-MT
(1998), graduação em Gestão em Marketing pela Universidade Norte do Paraná de
Londrina-PR (2007), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação
de Tangará da Serra-MT, Especialização em Gestão Organizacional pela
Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, Mestrado em Educação, pela
Universid Central Marta de Abreu de Las Villas - Cuba (2003) e é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora efetiva do Ensino
Superior da Universidade Federal de Rondônia, no Departamento de Ciências da
Educação. http://lattes.cnpq.br/6507091464772176
- Fernanda Zorzi – Possui graduação em
Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (1992), mestrado em Educação pela
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006) e é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul -
Campus Bento Gonçalves (RS). Tem experiência no ensino de matemática na
Educação Básica e Superior e com formação de professores. Também, atuando como
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática e Tutora do grupo PET
Matemática do IFRS-BG. http://lattes.cnpq.br/1905603832561034
Mestrandos
Iniciação Científica
- Tailene Rambo Schardondg - Estudante do 7º semestre do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desde 2012 é bolsista de Iniciação Científica UNIBIC (bolsa concedida pela instituição), sob a orientação da Professora Gelsa Knijnik. http://lattes.cnpq.br/3606737187731838
Gelsa Knijnik - Possui Licenciatura
em Matemática (UFRGS, 1970), Mestrado em Matemática (UFRGS, 1979) e Doutorado
em Educação (UFRGS, 1995), tendo realizado estágio de pós-doutoramento na
Universidad Complutense de Madrid (2002) e estágio-senior na Aalborg University
(2012). É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realiza pesquisas na área da
Educação, com ênfase em estudos sobre educação matemática desde uma perspectiva
social, econômica, política e cultural. Editora da revista Educação Unisinos, é
bolsista produtividade 1C do CNPq e lidera o Grupo Interinstitucional de
Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS), que integra o Diretório
de Grupos de Pesquisa dessa agência de fomento. http://lattes.cnpq.br/8744369266395118
Pesquisadores Doutores
- Fernanda Wanderer – Licenciada em Matemática (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre (2001) e Doutora (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, integrando a Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, educação matemática, etnomatemática, cultura e práticas pedagógicas. http://lattes.cnpq.br/9250845249062534
- Ieda Maria Giongo – Licenciada em Matemática (1991) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Possui Especialização em Ensino de Matemática (1995) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado (2001) e Doutorado (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora titular do Centro Universitário Univates de Lajeado, RS, vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Também atua, como docente permanente, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino da Instituição, coordenando este último. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nos seguintes temas: Educação Matemática na Escola Básica e Ensino Superior, Etnomatemática. http://lattes.cnpq.br/2757706066808127
- Marli Teresinha Quartieri – Possui graduação em Ciências – Licenciatura de 1º Grau (1987) e Graduação em Matemática – Licenciatura Plena (1989) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Alto Taquari; Especialização em Educação Matemática (1998) pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Mestrado em Matemática Aplicada (2004) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES, lecionando para diferentes cursos de graduação. Também atua, como docente permanente, no Mestrado em Ensino da Instituição e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas coordenando este último. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, modelagem matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática. http://lattes.cnpq.br/0483754754945290
- Maria Luísa Lenhard Bredemeier – Possui
graduação em Letras Português/Alemão/Inglês (1988) pela Universidade do Vale do
Rio dos Sinos, Mestrado em Germanística (1994), pela Universität Koblenz/Landau
e Doutorado (2010), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
do Vale do Rio dos Sinos. No âmbito do doutorado, realizou estágio de pesquisa
na Universität Koblenz-Landau, Abteilung Landau de março a julho de 2009, no
Institut für Interkulturelle Bildung. É
professora do Curso de Letras
da UNISINOS. Além disso, é professora do Curso de Relações Internacionais
(desde 2014) ministrando aulas de francês. Também é assistente da Gerência
Acadêmica da Unidade Acadêmica de Graduação (desde 2005) e colaboradora do
Núcleo de Formação Docente da Unisinos (desde 2015). Tem experiência nas áreas
de linguística e literatura, atuando principalmente nos seguintes temas:
línguas e literaturas estrangeiras, formação inicial e continuada de
professores, ensino de línguas estrangeiras. CV: http://lattes.cnpq.br/3775491336986270
- Daiane Martins Bocasanta – Licenciada em
Pedagogia (2007) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Educação
(2009) e Doutora (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas
experiências profissionais docentes estão ligadas aos Anos Iniciais e à
Educação de Jovens e Adultos. Atua como professora dos Anos
Iniciais no Colégio de Aplicação da UFRGS. Sua experiência profissional é
ligada à educação, mais especificamente aos processos educativos dos Anos
Iniciais, à formação docente e à Supervisão Escolar. http://lattes.cnpq.br/8447518676938440
- Paulo Roberto Ribeiro Vargas – Formado em
Licenciatura Plena em Matemática (2003), pela Universidade do Vale do Rio dos
Sinos, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2006) pela Universidade Luterana
do Brasil e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
do Vale do Rio dos Sinos. Possui experiência na área de Matemática,
Física, Estatística e Metodologias de Ensino. Atualmente é coordenador do Curso de
Matemática do Centro Universitário La Salle, lecionando disciplinas de
Matemática em diferentes cursos da instituição. Os
principais temas de interesse são: educação matemática, etnomatemática,
cultura, currículo e modelagem Matemática. http://lattes.cnpq.br/2245190843107419
- Maria Cristina
Schefer – Graduada em Pedagogia pela
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995);
Especialista em Gestão e Coordenação Escolar (2014) pela Faculdade Eficaz;
Mestre em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul (2008) e
Especialista em Alfabetização (1999) pela mesma universidade; Doutora em
Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos
Sinos - UNISINOS (2015). Atualmente, atua como Pedagoga (Supervisora
Educacional) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio
Grande do Sul - campus/Osório (Litoral Norte). Nessa instituição, coordena o
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e tem participação na
comissão de pesquisa e do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NEGES). http://lattes.cnpq.br/6995402177531843Doutorandos
- Neila de Toledo e Toledo – Graduada em Ciências/Matemática pela Universidade de Cruz Alta (2000), Mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007) e Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professora efetiva do quadro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Sertão(RS), desde 2010, atuando nos cursos superiores e no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo e prática pedagógicas. http://lattes.cnpq.br/0415281961084928
- Juliana Meregalli Schreiber – Licenciada em
Matemática (2009) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre (2012) e
doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui experiência de docência no
Ensino Superior, ministrando aulas vinculadas à Estatística, à Álgebra e à
Educação Matemática, assim como em escolas públicas municipais e estaduais, nos
diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino
Médio e Ensino Técnico). Atualmente é professora no Curso de Matemática do
Centro Universitário Unilasalle. http://lattes.cnpq.br/0547266834163151
Mestrandos
- Marcia
Rosane Juppen Fogaça - Bacharel em Administração de Empresas
pela Faculdades Riograndenses, Pós-Graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade
Porto Alegrense e é Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora da Escola de
Educação do SENAC e Tutora externa do Centro Universitário Leonardo da
Vinci/Uniasselvi. http://lattes.cnpq.br/0578558636040533
- Larissa
Venancio Monks Vieira - Possui graduação em Logística pela
Universidade Luterana do Brasil (2010) e é Mestranda em Educação pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Atualmente é docente no Centro Universitário Leonardo da Vinci/Uniasselvi. http://lattes.cnpq.br/1949961607436333
Iniciação Científica
- Tailene Rambo Schardondg - Estudante do 7º semestre do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desde 2012 é bolsista de Iniciação Científica UNIBIC (bolsa concedida pela instituição), sob a orientação da Professora Gelsa Knijnik. http://lattes.cnpq.br/3606737187731838
- Gabriela Teixeira
Pedroso - Estudante do 4º semestre do curso de Pedagogia da
Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é bolsista PIBIC sob a
orientação da Professora Gelsa Knijnik. http://lattes.cnpq.br/7269584937003667
Nenhum comentário:
Postar um comentário