GIPEMS/UNISINOS

GIPEMS/UNISINOS

Coordenadora
Gelsa Knijnik - Possui Licenciatura em Matemática (UFRGS, 1970), Mestrado em Matemática (UFRGS, 1979) e Doutorado em Educação (UFRGS, 1995), tendo realizado estágio de pós-doutoramento na Universidad Complutense de Madrid (2002) e estágio-senior na Aalborg University (2012). É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realiza pesquisas na área da Educação, com ênfase em estudos sobre educação matemática desde uma perspectiva social, econômica, política e cultural. Editora da revista Educação Unisinos, é bolsista produtividade 1C do CNPq e lidera o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS), que integra o Diretório de Grupos de Pesquisa dessa agência de fomento. http://lattes.cnpq.br/8744369266395118

Pesquisadores Doutores


Fernanda Wanderer – Licenciada em Matemática (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre (2001) e Doutora (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, integrando a Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, educação matemática, etnomatemática, cultura e práticas pedagógicas. http://lattes.cnpq.br/9250845249062534

Ieda Maria Giongo – Licenciada em Matemática (1991) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Possui Especialização em Ensino de Matemática (1995) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado (2001) e Doutorado (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora titular do Centro Universitário Univates de Lajeado, RS, vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Também atua, como docente permanente, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino da Instituição, coordenando este último. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nos seguintes temas: Educação Matemática na Escola Básica e Ensino Superior, Etnomatemática. http://lattes.cnpq.br/2757706066808127
Marli Teresinha Quartieri – Possui graduação em Ciências – Licenciatura de 1º Grau (1987) e Graduação em Matemática – Licenciatura Plena (1989) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Alto Taquari; Especialização em Educação Matemática (1998) pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Mestrado em Matemática Aplicada (2004) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES, lecionando para diferentes cursos de graduação. Também atua, como docente permanente, no Mestrado em Ensino da Instituição e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas coordenando este último. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, modelagem matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática. http://lattes.cnpq.br/0483754754945290
- Maria Luísa Lenhard Bredemeier Possui graduação em Letras Português/Alemão/Inglês (1988) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Germanística (1994), pela Universität Koblenz/Landau e Doutorado (2010), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. No âmbito do doutorado, realizou estágio de pesquisa na Universität Koblenz-Landau, Abteilung Landau de março a julho de 2009, no Institut für Interkulturelle Bildung. É professora do Curso de Letras da UNISINOS. Além disso, é professora do Curso de Relações Internacionais (desde 2014) ministrando aulas de francês. Também é assistente da Gerência Acadêmica da Unidade Acadêmica de Graduação (desde 2005) e colaboradora do Núcleo de Formação Docente da Unisinos (desde 2015). Tem experiência nas áreas de linguística e literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas e literaturas estrangeiras, formação inicial e continuada de professores, ensino de línguas estrangeiras. CV: http://lattes.cnpq.br/3775491336986270
Daiane Martins Bocasanta – Licenciada em Pedagogia (2007) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Educação (2009) e Doutora (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas experiências profissionais docentes estão ligadas aos Anos Iniciais e à Educação de Jovens e Adultos. Atua como professora dos Anos Iniciais no Colégio de Aplicação da UFRGS. Sua experiência profissional é ligada à educação, mais especificamente aos processos educativos dos Anos Iniciais, à formação docente e à Supervisão Escolar. http://lattes.cnpq.br/8447518676938440
Josaine de Moura Pinheiro Graduada em Matemática (1995), pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Matemática Aplicada (1998) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde leciona em cursos de graduação e no curso de Especialização em Educação, bem como professora do quadro permanente do Colégio Militar de Porto Alegre. Seu interesse investigativo tem como foco questões da constituição de sujeitos, em sua relação com a educação. http://lattes.cnpq.br/5150404922573274
- Paulo Roberto Ribeiro Vargas – Formado em Licenciatura Plena em Matemática (2003), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2006) pela Universidade Luterana do Brasil e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.  Possui experiência na área de Matemática, Física, Estatística e Metodologias de Ensino. Atualmente é coordenador do Curso de Matemática do Centro Universitário La Salle, lecionando disciplinas de Matemática em diferentes cursos da instituição. Os principais temas de interesse são: educação matemática, etnomatemática, cultura, currículo e modelagem Matemática. http://lattes.cnpq.br/2245190843107419
Maria Cristina Schefer – Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995); Especialista em Gestão e Coordenação Escolar (2014) pela Faculdade Eficaz; Mestre em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul (2008) e Especialista em Alfabetização (1999) pela mesma universidade; Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2015). Atualmente, atua como Pedagoga (Supervisora Educacional) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus/Osório (Litoral Norte). Nessa instituição, coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e tem participação na comissão de pesquisa e do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NEGES). http://lattes.cnpq.br/6995402177531843

Doutorandos


Neila de Toledo e Toledo – Graduada em Ciências/Matemática pela Universidade de Cruz Alta (2000), Mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007) e Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professora efetiva do quadro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Sertão(RS), desde 2010, atuando nos cursos superiores e no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo e prática pedagógicas. http://lattes.cnpq.br/0415281961084928

Débora de Lima Velho Junges Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela  (2010) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado (2013) e é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora de matemática em escolas vinculadas à Prefeitura Municipal de Igrejinha e à Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Interessada principalmente nos seguintes temas: educação matemática e práticas pedagógicas. http://lattes.cnpq.br/4426876489237686
Giovana Alexandra Stevanato - Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra-MT (1998), graduação em Gestão em Marketing pela Universidade Norte do Paraná de Londrina-PR (2007), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra-MT, Especialização em Gestão Organizacional pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, Mestrado em Educação, pela Universid Central Marta de Abreu de Las Villas - Cuba (2003) e é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.  Atualmente é professora efetiva do Ensino Superior da Universidade Federal de Rondônia, no Departamento de Ciências da Educação.  http://lattes.cnpq.br/6507091464772176
Fernanda Zorzi Possui graduação em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (1992), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006) e é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves (RS). Tem experiência no ensino de matemática na Educação Básica e Superior e com formação de professores. Também, atuando como Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática e Tutora do grupo PET Matemática do IFRS-BG. http://lattes.cnpq.br/1905603832561034 
- Juliana Meregalli Schreiber – Licenciada em Matemática (2009) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre (2012) e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui experiência de docência no Ensino Superior, ministrando aulas vinculadas à Estatística, à Álgebra e à Educação Matemática, assim como em escolas públicas municipais e estaduais, nos diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico). Atualmente é professora no Curso de Matemática do Centro Universitário Unilasalle. http://lattes.cnpq.br/0547266834163151


Mestrandos



- Marcia Rosane Juppen Fogaça - Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdades Riograndenses, Pós-Graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Porto Alegrense e é Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora da Escola de Educação do SENAC e Tutora externa do Centro Universitário Leonardo da Vinci/Uniasselvi. http://lattes.cnpq.br/0578558636040533
- Larissa Venancio Monks Vieira - Possui graduação em Logística pela Universidade Luterana do Brasil (2010) e é Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é docente no Centro Universitário Leonardo da Vinci/Uniasselvi.  http://lattes.cnpq.br/1949961607436333

Iniciação Científica


Tailene Rambo Schardondg - Estudante do 7º semestre do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desde 2012 é bolsista de Iniciação Científica UNIBIC (bolsa concedida pela instituição), sob a orientação da Professora Gelsa Knijnik. http://lattes.cnpq.br/3606737187731838

- Gabriela Teixeira Pedroso - Estudante do 4º semestre do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é bolsista PIBIC sob a orientação da Professora Gelsa Knijnik. http://lattes.cnpq.br/7269584937003667

Nenhum comentário:

Postar um comentário