KNIJNIK,
Gelsa ; WANDERER, Fernanda ; GIONGO, I. M. ; DUARTE, C. G. . Etnomatemáticas en movimiento. 2a. ed. Belo Horizonte: Autêntica,
2013. v. 1. 109 p.
KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; GIONGO, Ieda Maria, DUARTE, Claudia Glavam. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
KNIJNIK, Gelsa (Org.); WANDERER, Fernanda (Org.); OLIVEIRA, Claudio José de (Org.). Etnomatemática, currículo e formação de professores. 3ª. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010. 446 p.
KNIJNIK, Gelsa. Educação Matemática, culturas e conhecimento na luta pela terra. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul -- EDUNISC, 2006. v. 1. 240 p.
KNIJNIK, Gelsa; KLUSENER, Renita; BASSO, Marcus Vinícius de Azevedo. Aprendendo e ensinando matemática com o geoplano. 2. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2004. v. 1. 53 p.
KNIJNIK, Gelsa . Exclusão e Resistência: Educação Matemática e Legitimidade Cultural. 1. ed. PORTO ALEGRE: ARTES MEDICAS, 1996. 139 p.
2013
Espanhol
- KNIJNIK, Gelsa. Juegos
de lenguaje matemáticos en formas de vida campesinas del Movimiento Sin Tierra
de Brasil. In: Rivera, Silvia. (Org.). Alternativas epistemológicas
Axiología, lenguaje y política. 1ed.Buenos Aires: Prometeo Libros, 2013, v. 1,
p. 175-194.
2012
Inglês
- KNIJNIK, Gelsa ; WANDERER, Fernanda ; OLIVEIRA, Claudio José de. Cultural
Differences, Oral Mathematics, and Calculators in a Teacher Training Course of
the Brazilian Landless Movement. In: FORGASZ,
Helen; RIVERA, Ferdinand. (Org.). Towards Equity in Mathematics Education:
Gender, Culture, and Diversity. 1ed.London: Springer, 2012, v. 1, p. 245-259.
- KNIJNIK, Gelsa ; WANDERER,
Fernanda. Preface to
"Cultural Differences, Oral Mathematics, and Calculators in a Teacher
Training Course of the Brazilian Landless Movement". Towards Equity in
Mathematics Education: Gender, Culture, and Diversity. 1ed.London:
Springer, 2012, v. 1, p. 241-244.
- KNIJNIK, Gelsa ; WANDERER,
Fernanda. Genealogy of
mathematics education in two brazilian rural forms of life. In: Skovsmose,
Ole; Greer, Brian. (Org.). Opening the cage: Critique and Politics of
Mathematics Education. 1ed.Rotterdam:
Sense Publishers, 2012, v. 1, p. 160-178.
- KNIJNIK, Gelsa.
The Brazilian landless movement and a
mathematics education research program. In: Street, Brian; Kalman, Judy.
(Org.). Literacy and Numeracy in Latin America: Local Perspectives and Beyond. 1ed.London:
Routledge, 2012, v. 1, p. 177-189.
Espanhol
- KNIJNIK, Gelsa. Planteamientos
epistemológicos y metodológicos de un programa investigativo en el campo de las
etnomatemáticas. In: Esther Diaz. (Org.). El poder y la vida: modulaciones
epistemológicas. 1ed.Buenos Aires: Editorial Biblos,
2012, v. 1, p. 179-190.
2010
Português
- KNIJNIK, Gelsa. Educação
(matemática) do campo e movimentos sociais. In: Dalben, Ângela; Diniz,
Júlio; Leal, Leiva; Santos, Lucíola. (Org.). Convergências e tensões no campo
da formação e do trabalho docente. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1,
p. 489-506.
- KNIJNIK, Gelsa. Educação matemática, currículo e
diferença cultural. In: Lopes, Maura Corcini; Fabris, Eli. (Org.).
Aprendizagem & Inclusão: Implicações curriculares. 1ed.Santa Cruz do Sul:
EDUNISC, 2010, v. 1, p. 51-68.
- KNIJNIK, Gelsa.
Itinerários da etnomatemática: questões e desafios sobre o cultural, o social e
o político na educação matemática. In: Knijnik, Gelsa; Wanderer, Fernanda; Oliveira, Claudio. (Org.).
Etnomatemática, currículo e formação de professores. 3ªed.Santa Cruz do Sul:
EDUNISC, 2010, v. 1, p. 19-38.
- KNIJNIK, Gelsa. Etnomatemática e Educação no Movimento Sem
Terra. In: Knijnik, Gelsa; Wanderer, Fernanda; Oliveira, Claudio. (Org.).
Etnomatemática, currículo e formação de professores. 3ed.Santa Cruz do Sul:
EDUNISC, 2010, v. 1, p. 78-98.
Inglês
- KNIJNIK, Gelsa; BOCASANTA, D.. About
the craft of research: Neoaphoristic pills. In:
Alro, Helle; Ravn, Ole; Valero, Paola. (Org.). Critical Mathematics Education:
Past, Present and Future. Rotterdam:
Sense Publishers, 2010, v. 1, p. 101-120.
- KNIJNIK, Gelsa; WANDERER,
Fernanda. Adult Mathematics
Education for Social Justice. In: Diana Coben; John O'Donoghue. (Org.).
Adult Mathematics Education: papers from Topic Study Group 8, ICME11. 1ed.LImerick:
NCE-MSTL, 2010, v. 1, p. 79-86.
2009
Português
- KNIJNIK, Gelsa. Reflexões
sobre fundamentos filosóficos e epistemológicos do e no ensino de matemática
desde uma perspectiva etnomatemática. In: Maria Helena Fávero; Célio da Cunha.
(Org.). Psicologia do conhecimento: o diálogo entre as ciências e a cidadania.
1ed.Brasilia: Unesco/Liber Livro Editora/Universidade de Brasilia, 2009, v. 1,
p. 165-176.
- KNIJNIK, Gelsa. Pesquisa em Etnomatemática: apontamentos sobre
o tema. In: Fantinato, Maria
Cecilia. (Org.). Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos.
1ed.Niteroi: Editora da UFF, 2009, v. 1, p. 133-140.
Inglês
- KNIJNIK, Gelsa.
Ethnomathematics Research in a
Postmoderm time. In: Setati, Kgeti; Vital, Renuka; Malcom, Cliff; Dhunpath,
Rubby. (Org.). Researching possibilities in Mathematics, Science and Technology
Education. 1ed.New York: Nova Science Publishers, Inc., 2009, v. 1, p. 37-53.
2008
Português
- KNIJNIK, Gelsa. Will
Adams e xogum: do ensinar e do aprender em lugares e culturas no campo da
matemática. In: TRAVERSINI, Clarice; EGGERT, Edla; PERES, Eliane; BONIN,
Iara. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e
didáticas. 1ed.Porto Alegre: edi PUCRS, 2008, v. 2, p. 265-280.
- KNIJNIK, Gelsa. Educação matemática e diversidade cultural:
matemática camponesa na luta pela terra. In: Pedro Palhares. (Org.).
Etnomatemática: um olhar sobre a diversidade cultural e a aprendizagem
matemática. 1ed.Ribeirão: Edições Húmus, 2008, v. 1, p.
131-156.
- ALMEIDA, Paulo de Almeida; PINTO, P. E.;
PINGAS, M. R.; KNIJNIK, Gelsa. Discutindo a cultura camponesa no processo
de ensino-aprendizagem em três escolas do Sul do Brasil. In: Conceição
Paludo; Carmen Lucia Bezerra Machado; Christiane Senhorinha Soares Campos.
(Org.). Teoria e prática da educação do campo - Análises de experiências.
1ed.Brasília: Editora MDA, 2008, v. 1, p. 100-109.
- KNIJNIK, Gelsa.
Centres and peripheries in mathematics
education: a dialogue with Professor Nebres' ideas about the theme. In: M.
Menghini; F. Furinghetti; L. Giacardi; F. Arzarello. (Org.). The first century
of the International Commission on Mathematical Instruction (1908-2008).
Reflecting and shaping the world of mathematics education. 1ed.Roma: Istituto
della Enciclopedia Italiana, 2008, v. 1, p. 163-168.
2007
Português
- KNIJNIK, Gelsa. Cultura,
currículo e matemática oral na educação de jovens e adultos. In: Jaqueline
Rodrigues Mendes; Regina Célia Grando. (Org.). Multiplos olhares Matemática e
produção do conhecimento. São Paulo: Musa, 2007, v. , p. -.
Espanhol
- KNIJNIK, Gelsa.
Diversidad cultural, matemáticas y exclusión: oralidad y escrita en la
educación matemática campesina del sur del Brasil. In: Joaquín
Giménez; Javier Díez-Palomar. (Org.). Educación matemática y exclusión.
1ed.Barcelona: Graó, 2007, v. 1, p. 66-83.
Francês
- CHASSOT, Attico ; KNIJNIK,
Gelsa. L'Éducation dans le
Mouvement Sans Terre: la construction d'une pédagogie par un mouvement social. In: HOUSSAYE, Jean (dir.). (Org.). Nouveaux pédagogues. Tome 2:
pédagogues de demain. 1ed.Paris: Editions Fabert, 2007, v. 1, p. 307-348.
2006
Português
- KNIJNIK, Gelsa. Educação
Matemática e diferença cultural: o desafio de virar ao avesso saberes
matemáticos e pedagógicos. In: Silva, Aida Maria Monteiro; Machado, Laêda
Bezerra; Melo, Márica Maria de Oliveira; Aguiar, Maria da Conceição Carrilho.
(Org.). Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na
perspectiva da inclusão social. 1ed.Recife: Edições Bagaço, 2006, v. 3, p.
13-26.
Inglês
- KNIJNIK, Gelsa;
ALEKSEEV, Valeriy ; BARTON, Bill. Other
conventions in Mathematics and Mathematics Education. In: LEUNG, Frederick K.S.; GRAF, Klaus-D;
LOPEZ-REAL, Francis. (Org.). Mathematics Education in
Different Cultural Traditions: A Comparative Study of East Asia and the West.
1ed.New York: Springer Science + Business Media Inc, 2006, v. 1, p. 567-580.
- KNIJNIK, Gelsa. Other conventions in Mathematics and
Mathematics Education: The 13th ICMI Study. In: LEUNG, Frederick K. S.;
GRAF, Klaus-D; LOPEZ-REAL, Francis J.. (Org.). Mathematics Education in
Different Cultural Traditions: The 13th ICMI Study -- e-book. 1ed.New York:
Springer Science + Business Media Inc, 2006, v. 1, p. -.
2005
Português
- KNIJNIK, Gelsa.
Pensar o impensável, também na Educação Matemática. In: Flávia Madche; Denise Galeazzi; Remi
Klein. (Org.). Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências nos Anos Iniciais.
1ed.São Leopoldo: UNISINOS, 2005, v. 1, p. -.
2004
Português
- KNIJNIK, Gelsa; CHASSOT, Attico Inácio. Educação
no Movimento Sem Terra: reflexões sobre os seus princípios pedagógicos. In:
Inês Barbosa de Oliveira. (Org.). Perspectivas emancipatórias em currículo.
1ed.São Paulo: Cortez, 2004, v. 1, p. 125-148.
- KNIJNIK, Gelsa.
Educação matemática e cultura.
In: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca. (Org.). Letramento no Brasil:
habilidades matemáticas. 1ed.São Paulo: Global Editora, 2004, v. 1, p. 213-224.
- KNIJNIK, Gelsa . Currículo
e movimentos sociais nos tempos do Império. In: MOREIRA, Antônio Flávio;
PACHECO,José Augusto; LEITE, Regina. (Org.). Currículo: pensar, sentir e
deferir. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2004, v. 1, p. 95-108.
Inglês
- KNIJNIK, Gelsa.
Mathematics and social movements: a
voice from the south. In: Paola Valero; Robyn Zevenbergen. (Org.).
Researching the social-political dimensions of Mathematics Education: issues of
power in theory and methodology. 1ed.London:
Kluwer Publishers, 2004, v. 1, p. 125-142.
2001
Português
- KNIJNIK, Gelsa .
Educação Rural: nos silêncios do currículo. In: Schmidt, Sarai. (Org.). A Educação em tempos de globalização.
1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2001, v. 1, p. 141-143.
2000
Português
- KNIJNIK, Gelsa. Comentário
ao painel: Paradigmas e qualidade da investigação em Educação Matemática.
In: In: MATOS, João Felipe; FERNANDES, Elsa. (Org.). Investigação em Educação
Matemática: perspectivas e problemas. 1ed.Lisboa: Centro de Investigação em
Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2000, v. 1, p.
87-92.
- KNIJNIK, Gelsa. Etnomatemática
na luta pela terra: uma Educação que 'que mexe com as tripas das pessoas'.
In: Fossa, John. (Org.). Facetas do diamante: ensaios sobre educação matemática
e história da matemática. 1ed.Natal: Editora da Sociedade Brasileira de
Educação Matemática, 2000, v. 1, p. 119-135.
- KNIJNIK, Gelsa.
Educação Matemática, Etnomatemática e a luta pela terra. In: Villalobos, Jorge Ulises Guerra. (Org.).
História, Conhecimento e Educação. 1ed.Maringá: Programa de Pós-Graduação em
Geografia da Universidade Estadual de Maringá, 2000, v. 1, p. 25-44.
Inglês
- KNIJNIK, Gelsa. Ethnomathematics and Political Strugles.
In: COBEN, Diana; O`DONOGHUE, John; FITZSIMMONS, Gail. (Org.). Perspectives on
Adults Learning Mathematics: Research and Practice. 1ed.London: Kluwer, 2000,
v. 1, p. 119-134.
1999
Inglês
- KNIJNIK, Gelsa.
Indigenous Knowledge And
Ethnomathematics Approach In The Brazilian Landless People Movement. In: Kincheloe,
Joe.. (Org.). What is indigenous knowledge: voices from the academy. New york:
falmer press, 1999, v. , p. -.
1998
Português
- KNIJNIK, Gelsa. Educação
Matemática e Os Problemas da "Vida Real". In: CHASSOT, Attico &
OLIVEIRA, Renato.. (Org.). Ciência, ética e cultura na educação. 1ed.São
Leopoldo: UNISINOS, 1998, v. , p. 119-134.
- KNIJNIK, Gelsa. Etnomatemática
e Educação No Movimento Sem Terra. In: SILVA, Luiz Heron da.. (Org.). A
escola cidadã no contexto da globalização. 1ed.Petrópolis-RJ: Vozes, 1998, v. ,
p. 272-286.
Inglês
- KNIJNIK, Gelsa.
Mathematic Education And The Struggle
For Land In Brazil. In: FITZSIMONS,Gail E.. (Org.). Adults returning to
study mathematics. 1ed.Adelaide: association of mathematics teacher, 1998, v. ,
p. 87-92.
- KNIJNIK, Gelsa.
Exclusion And Resistance In Brazilian
Struggle For Land: (Underprivileged) Woman And Mathematics Education. In:
KEITEL, Christine. (Org.). Social justice and mathematics education: gender,
ethnicity, class and the problem of schooling. 1ed.Berlin: Berlin Universitat Press, 1998, v. ,
p. 116-122.
1997
Português
- KNIJNIK, Gelsa. A
contribuição do MST para a Educação Popular: o novo na luta pela terra. In:
KOLLING, Edgar & STEDILE. (Org.). O MST e a luta pela Reforma Agrária.
Petrópolis: Vozes, 1997, v. , p. -.
Inglês
- KNIJNIK, Gelsa.
Culture, Mathematics and the Landless of
Southern Brazil. In: POWELL, Arthur; FRANKIESTEIN, Marilyn.. (Org.). Ethomathematics:
challenging eurocentrism in mathematics education. 2ed.New York: State University
of New York Press, 1997, v. , p. 403-410.
Espanhol
- KNIJNIK, Gelsa. Intelectuales, Movimientos Sociales Y Educación. In: VEIGA-NETO, Alfredo.. (Org.). Crítica pós-estructuralista y educación. 1ed.Espanha: Laertes Edición, 1997, v. , p. 63-90.
1996
Português
- KNIJNIK, Gelsa. Educação
Matemática Básica e Diversidade Cultural. In: Danilo Romeu Streck. (Org.).
Educação Básica e o Básico na Educação. 1ed.Porto Alegre/São Leopoldo:
Sulina/UNISINOS, 1996, v. 1, p. 1-1.
1995
Português
- KNIJNIK, Gelsa.
Intelectuais, Movimentos Sociais e Educação. In: VEIGA-NETO, Alfredo..
(Org.). Critica pós-estruturalista e educação. 2ed.Porto Alegre: Sulina, 1995,
v. , p. 57-82.
Nenhum comentário:
Postar um comentário